SECRETARIA DA CULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL E ELEV ENERGY DRINK APRESENTAM:

O espetáculo “Sementes da Retomada” é fruto de uma relação iniciada em 2017 entre o Conjunto Musical La Digna Rabia e o Coral Araí Ovy, formado por jovens mbya-guarani da Retomada Ka’Aguy Porã, de Maquiné (RS). A relação que começou como apoio da banda porto-alegrense às ações promovidas pela comunidade mbya-guarani na defesa de seus territórios ancestrais, evoluiu para um projeto coletivo no qual buscou-se mesclar sonoridades construindo um diálogo intercultural entre esses distintos universos étnicos e musicais.

Primeiro fruto dessa relação, o EP  “Sementes da Retomada” foi lançado em 2021 através do apoio da Lei Aldir Blanc, trazendo seis faixas, cinco delas de autoria de Romário Werá Xunum, coordenador do coral, com arranjos e produção de Arthur de Faria. O documentário de mesmo nome, dirigido pelo cineasta Marcelo Curia, acompanha o processo de construção do trabalho, ao mesmo tempo em que retrata a vida da comunidade mbya-guarani.

Agora é chegada a hora dessa reunião ser apresentada pela primeira vez ao público gaúcho. O espetáculo “Sementes da Retomada” levará ao palco do Theatro São Pedro as diferentes sonoridades que compõem o trabalho de ambos artistas. A apresentação será dividida em dois atos, com o Conjunto Musical La Digna Rabia abrindo os trabalhos e aquecendo o público para aqueles que são os artistas principais da noite, o Coral Araí Ovy.

Conjunto Musical La Digna Rabia

Formado em 2010, o CMLDR propõe o diálogo entre referências sonoras de diferentes matrizes musicais, unido ska, reggae, hardcore, cumbia, o que mais vier na mente para a composição de uma música comprometida com as lutas dos e das de baixo. O grupo tem 02 álbuns e 05 EPs lançados.

Marcelo Argenta Câmara (voz, sintetizador)

Hiro Okido (guitarra)

Igor Symanski (baixo, vocais)

Tavinho (percussão)

Tharcus Aguilar (bateria)

Diego Schutz (teclados, sintetizadores)

Coral Araí Ovy

Criado em 2017 sob a coordenação de Romário Werá Xunum, o Coral Araí Ovy reúne jovens e adolescentes da retomada mbya-guarani Ka’aguy Porã, de Maquiné (RS), com a proposta de fortalecer a identidade originária através de composições que refletem o modo de vida guarani. O coral tem 02 EPs lançados.

Integrante do coral

1-Romário Werá Xunum

2-Josiel Kuaray Papá

3-Jonata Verá Mirim

4-Mailson Karai Tataendy

5-Gabriel Karai Tataendy

6-Volmir Werá Mimbi

7-Alexandre Verá Xunum

8-Madisson Kuaray Mirim

9-Iedisson Kuaray Mirim

10-Adriana Pará Ixapy

11-Andréia Jaxuka Poty

12-Fabiana Jaxuka Mirim

13-Larissa Pará Ixapy

Serviço

Show Sementes da Retomada – Coral Araí Ovy & Conjunto Musical La Digna Rabia

20h – 18 de agosto de 2023

1h de duração

Entrada Gratuita*

*A entrada é gratuita mediante 1kg de alimento não perecível. Os ingressos estarão disponíveis para retirada na recepção do Multipalco Theatro São Pedro a partir do dia 14/08, das 13h30 às 18h, de segunda a sexta. No dia do evento, a partir das 18h os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro.

DATAS E LOCAIS

A partir de julho o Avante desenvolverá a sua programação com quatro eventos gratuitos pela cidade, ocupando diferentes locações até culminar em dois grandes dias (11 e 12 de novembro) com cobrança de ingressos na Marina Navegantes São João. Três palcos receberão toda a multiplicidade musical do festival, aproximando e embaralhando sons e públicos.

Além da pluralidade musical, intervenções que se utilizam da luz como matéria prima darão a tônica de toda a parte visual do festival.

11 e 12 DE NOV

Marina Navegantes São João

PRÉ-EVENTOS GRATUITOS

22 e 23 de Julho • Casa de Cultura Mário Quintana

18 de Agosto • Theatro São Pedro

23 de Setembro • Memorial Luiz Carlos Prestes

14 de Outubro  • Barco Noiva do Caí II

Cadastre seu email pra receber as novidades

Patrocínio Master

Patrocínio

Financiamento